© 2013 by Success Consulting. Proudly GlobalMask Soluções em TI

  • WhatsApp
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Classic
  • Instagram ícone social

 

Comercial@globalmask.com.br

(85)98813-7693 |  | (31) 99997-0271  

BH | RJ | SP | Maracanaú| Fortaleza | Brasilia | Goiânia | Brasil

Muffatão usa solução virtual da SonicWall para dar segurança real aos negócios

Utilizando inicialmente Firewalls de Próxima Geração SonicWall no formato on-premises, a empresa buscou uma solução virtual – o SonicWall NSv 200 – que acompanhasse o crescimento de seus negócios

 

 

 

A SonicWall anuncia os resultados que o Muffatão conquistou com o uso da tecnologia SonicWall. Empresa familiar fundada há 55 anos, o Muffatão atua em diversos segmentos – um dos mais estratégicos é a rede de varejo com sede em Cascavel, Paraná, e unidades de atacado e distribuição espalhadas por Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A empresa conta com mais de 1.000 funcionários. O centro digital da empresa é um data center localizado em Cascavel. Ao longo deste ano, a empresa tomou a decisão de mudar toda sua política de TI. Está migrando sua infraestrutura para um ambiente IaaS baseado em um data center de colocation; nessa trajetória, aproveitou para migrar o ambiente SonicWall – durante anos uma solução on-premises – para a versão virtual do firewall de próxima geração, o SonicWall NSv 200.

 

Os resultados desse avanço são claros para Elieber Giehl de Lima, gerente de TI do Muffatão. “Temos, hoje, uma capacidade de processamento oito vezes maior do que a anterior”. Trata-se de um ganho importante por causa do constante crescimento dos negócios do Muffatão – era essencial que a área de TI e Segurança conseguisse oferecer serviços elásticos, que acompanhassem a expansão da empresa sem que fosse necessário realizar upgrades do firewall de próxima geração em formato de appliance.

 

Todo o tráfego do Muffatão é criptografado – a nova estrutura virtualizada acelera a checagem desse fluxo. “Ganhamos velocidade para identificar, na nossa rede, ameaças disfarçadas”. A inteligência SonicWall tem colaborado para a organização bloquear ataques de phishing e ransomware. Em relação à conectividade segura entre a matriz e as operações remotas, a topologia NSv 200 no data center virtualizado e SonicWall SOHO (appliances físicos) nas lojas e atacados produziu resultados. “VPNs seguras garantem a conectividade de toda a nossa rede; conseguimos, também, otimizar o uso de links de Telecomunicações – não tivemos necessidade de contratar mais nenhum link MPLS depois da entrada em cena da tecnologia SonicWall”.

 

As conquistas de Elieber e seu time não terminam aí. Todos os servidores e alguns endpoints de usuários estratégicos ganharam a solução SonicWall Capture Client. “Esses agentes de segurança estão elevando a confiabilidade de servidores de missão crítica; a solução usa recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning para ampliar a segurança desses endpoints – isso é feito de forma eficiente e sem nenhum impacto na performance de aplicações”.

 

E, finalmente, para conseguir visualizar tudo o que se passa em seu ambiente de segurança, o Muffatão utiliza a plataforma de gerenciamento SonicWall GMS (Global Management System). O GMS adiciona consistência e controle à operação de toda a solução. As informações fornecidas por essa plataforma colaboram, também, com o suporte às soluções SonicWall (virtuais e on-premises) em ação no Muffatão.

 

Para chegar a resultados como estes, a equipe de TI do Muffatão passou por duas fases de utilização da tecnologia SonicWall. Em 2017 entrou em cena a solução on-premises, baseada no SonicWall NSa 2600 e firewalls de próxima geração de menor porte instalados nas lojas e centros de distribuição do grupo. Tratava-se de uma resposta à demanda de mais segurança no ambiente de TI do Muffatão – que, antes, utilizava uma solução open source. O crescimento dos negócios, porém, acelerou a migração para uma solução virtual. Nesse momento foi realizada uma PoC (Prova de Conceito) para que o time de Elieber avaliasse como seria a interação com o NSv 200. “Já na fase da PoC percebemos as vantagens da solução virtual – houve um ganho imediato na capacidade de checagem das conexões SSL de nossa rede”, resume Elieber. Ficou claro, também, que a interface do NSv 200 era idêntica à do NSa 2600. “Não foi necessário treinar nossa equipe; a migração para o ambiente virtual foi transparente”.

 

A adesão ao NSv 200 explica-se, também, pela boa relação custo/benefício da oferta SonicWall em forma de serviços mensalizados. Segundo Elieber, a migração para o ambiente virtual se justifica, ainda, por evitar a necessidade de upgrades em appliances cada vez que o tráfego da rede aumentava de volume. “Eliminamos ciclos de troca e, agora, contamos com uma solução que acompanha a nossa demanda”.

 

Nessa jornada, o time de TI do Muffatão contou com o apoio da Uni-IT, parceiro de negócios da SonicWall Brasil. Os consultores dessa empresa atendem o Muffatão há cinco anos. “A equipe da Uni-IT traz segurança para a gente”, diz Elieber. “Somos bem atendidos por esse time; temos um relacionamento próximo e ágil com essa empresa”. A Uni-IT esteve envolvida em todas as etapas ligadas à implementação da tecnologia (on-premises e virtual) da SonicWall dentro do Muffatão.

 

Para Ricardo Kuntze, diretor técnico da Uni-IT, o projeto de segurança desenhado em conjunto com o time de TI do Muffatão é um dos mais arrojados do Brasil. “Essa empresa saiu na frente na adoção da inteligência SonicWall em forma de serviços; acredito que o principal objetivo desse projeto – suportar, com segurança, o crescimento dos negócios do Muffatão – foi plenamente atingido”. Na visão de Kuntze, merece destaque a cautela e a seriedade que o time de TI do Muffatão aplicou à migração do mundo on-premises para o virtual. “A decisão de contratar serviços de colocation em um data center externo foi muito bem embasada tanto do ponto de vista técnico como financeiro; a tecnologia SonicWall faz parte desse movimento de mudança”. Para outras empresas que buscam as vantagens da virtualização, Kuntze recomenda a realização de estudos que equacionem simultaneamente as demandas de infraestrutura de TI e telecomunicações e os desafios de segurança.

 

Please reload

Posts Em Destaque

Curso prático SonicWall com a Globalmask

December 5, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo