Veja os dados sob outra perspectiva e prepare-se para a revolução digital

Ameaças cibernéticas, crescimento global nas leis como a GDPR e a LGDP, IA, IoT, 5G fazem ccom que as empresas analisem com mais cuidado a maneira como coletam, processam e armazenam dados

Qualquer fã de Game of Thrones (GoT) poderá dizer que se trata de uma série no estilo idade das trevas, apresentando-se mais como uma história do que ficção. Uma disputa constante por poder, com uso de espada e feitiçaria. Ao meu ver, esta á uma visão puramente escapista, que não poderia ter relevância para a era digital em que vivemos, a não ser por sua fantástica audiência, impulsionada pelos recursos gráficos. Ou você acredita que poderia?


Na série, o inverno não ocorre uma vez por ano, mas sim durante uma geração. A estação do ano de Game of Thrones é uma metáfora para a ameaça da mudança, e chama-la de “inverno” sugere que somente aqueles que são fortes ou preparados conseguirão prosperar.


A taxa de mudança em nosso mundo moderno aumentou e se tornou corriqueira. Sendo assim, nossa capacidade de criar, coletar e usar dados representa o que os analistas estão prevendo como uma nova etapa da mudança para a qual as empresas precisam estar prontas. Novidades como IoT, 5G, Inteligência Artificial e Robótica mudarão muitos setores. O setor manufatureiro, por exemplo, já se refere a essas novidades como Indústria 4.0 ou a 4ª Revolução Industrial.


O caos não é um precipício, mas sim uma escada

Todas essas mudanças criam um nível de caos. As empresas de tecnologia estão se transformando em bancos, os empresários da área de finanças construindo carros elétricos e os provedores de nuvem se transformando em empresas de energia elétrica.


Então, da mesma forma como em Game of Thrones, as empresas bem equipadas encontrarão a escada independentemente de onde estiverem e causarão o caos. A perspectiva é a seguinte: uma escada significa o caos para todos, mas para os negócios trata-se de uma oportunidade. O interessante é que, na maioria das vezes, a escada se transforma em dados.


O medo corta mais fundo do que as espadas


O aumento dos níveis de risco também está mudando o panorama em relação aos dados. A ameaça de malware ou ransomware fez com que as organizações reavaliassem como protegem seus próprios dados, estejam eles on-premise ou na nuvem.


Além das ameaças cibernéticas, um aumento global nas leis de privacidade de dados – como a GDPR e a LGDP – também está fazendo com que as empresas analisem com mais cuidado a maneira como coletam, processam e armazenam dados.


Infelizmente, muitas organizações estão perdendo uma oportunidade clara de reduzir o risco de compliance, mapeando adequadamente seus dados. Essa tarefa é muito mais do que apenas um perfil de risco – ela permite que você automatize políticas e fluxos de trabalho baseadas no conteúdo de dados e transformar seu backup e armazenamento em um repositório de big data eficaz, sem precisar construir algo sob medida a um alto custo.


Não olhe para trás


Definitivamente, grandes mudanças estão por acontecer. E não é preciso se esforçar muito para encontrar uma história sobre como a Inteligência Artificial irá afetar seu trabalho ou de alguém próximo a você. Se você acha que os dispositivos móveis mudaram seu mundo, as próximas mudanças terão um impacto ainda maior.


Em GoT, “winter is coming” se tornou o slogan da série. Em nosso mundo, a mudança só irá se parecer com o inverno se você não modernizar a maneira como olha os dados. E você só pode fazer isso por meio de uma mudança geracional na forma como mantém os dados disponíveis, compatíveis e visíveis.



* Bruno Lobo, country manager da Commvaulto no Brasil

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Twitter Basic Square
Tags

© 2013 by Success Consulting. Proudly GlobalMask Soluções em TI

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Classic
  • Instagram ícone social

 

Comercial@globalmask.com.br

BH | RJ | SP | Maracanaú| Fortaleza | Brasilia | Goiânia | Brasil