Celeron, i3, i5, i7 ... qual escolher? [Atualizado]

Ao buscar um micro ou notebook para comprar, o consumidor deve levar em consideração, entre outras coisas, com qual processador o aparelho vem equipado.


Existem alguns fabricantes de microprocessadores no mercado, das quais destacamos Intel, AMD e Samsung, mas micros com processadores da marca Intel são certamente os mais encontrados e será sobre eles que falaremos.



Longe de ser um guia definitivo sobre o assunto, resolvemos escrever algumas linhas com poucos termos técnicos para ajudá-lo a escolher seu próximo desktop ou notebook e um ponto relevante, como dissemos anteriormente, é o microprocessador.

Qualquer um que tenha feito uma pesquisa de preço, deve ter percebido o quanto pesa no preço o microprocessador.


Os micros mais baratos certamente estarão utilizando o Celeron, que podemos considerar como um nome genérico que a Intel usa para sua linha de processadores mais econômicos e com menos poder de fogo. Muitas vezes, ao ver o anúncio, ao invés de estar escrito Celeron, vai aparecer termos como "Dual Core" ou "Quad Core" que basicamente informam apenas qual a quantidade de núcleos de processamento. Hoje em dia, a maior parte dos processadores tem dois ou quatro núcleos, que é exatamente o que essas nomenclaturas significam.


Normalmente micros com esse tipo de processador são indicados para usuários que querem apenas ler notícias, responder e-mails e acessar redes sociais, tarefas que não exigem muito processamento.


Já os processadores da família "Core i" possuem um melhor desempenho e possuem algumas variantes: i3, i5, i7 e i9. Além disso, temos a família m3, que é comumente encontrada em notebooks de espessura fina e nos "2-em-1" (aqueles notebook que podem ser desencaixados do teclado e se transformar em um tablet).

Estamos na oitava geração dessa família, o que é importante salientar uma vez que processadores mais novos são melhores que os anteriores. Essas melhorias dizem respeito ao consumo de energia, aquecimento e desempenho de um modo geral.


A geração do processador pode ser identificada em seu nome, por exemplo, "i3-5015U", o primeiro número depois do traço (que nós colocamos em negrito) indica que se trata de um i3 de quinta geração. Qual processador escolher? A escolha do processador vai depender muito do uso que se pretende fazer do computador em questão.

O i3 por exemplo, é um processador modesto da família, a maioria possui dois núcleos de processamento e menos memória de cache que os seus colegas i5 e i7. É um processador melhor do que o Celeron mencionado anteriormente e o seu preço também é mais alto. Para quem deseja boa performance para tarefas que não exigem muito processamento, esse provavelmente é o processador que vai trazer melhor custo x benefício.


Já o i5 é intermediário da família, possui modelos com dois ou quatro núcleos de processamento e um cache L3 razoavelmente maior que o i3. É indicado para quem precisa do micro com bom desempenho, mas não está com dinheiro sobrando, dá para fazer edição de vídeo e assistir vídeos em HD no Youtube sem passar vergonha (considerando que a sua banda larga seja o suficiente para isso, é claro). Não deixe de levar em consideração o fato de que esses computadores são vendidos, na maioria das vezes, com 8GB de memória RAM.


O i7 é um processador robusto, indicado para quem precisa de mais desempenho principalmente quando o assunto for jogos mais pesados, edição de vídeo profissional e execução de máquinas virtuais. Neste caso, o preço também é mais pesado, mas em compensação é uma máquina que vai demorar mais para ficar "obsoleta".

Vale lembrar que é interessante, na hora da compra, comparar micros da mesma "geração" afinal, além da diferença de preço, o desempenho, por exemplo, de um i3 de quinta geração deve ser melhor que o de um i5 de três anos atrás.


A conclusão é de que a escolha do processador que vai no micro depende do bolso e do uso que será feito dele.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Twitter Basic Square
Tags

© 2013 by Success Consulting. Proudly GlobalMask Soluções em TI

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Classic
  • Instagram ícone social

 

Comercial@globalmask.com.br

BH | RJ | SP | Maracanaú| Fortaleza | Brasilia | Goiânia | Brasil