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ISH Data Center derrota Mirai com ajuda do serviço de segurança Silverline

September 13, 2018

Empresa sofreu ataques DDoS de até 200 Gigabits por segundo
 

 

Antes da botnet Mirai provocar ataques DDoS num volume nunca visto na história – ataques realizados em 2016 que chegaram a 1 Terabit por segundo de potência – um data center brasileiro foi alvo de uma espécie de “ensaio” para testar a destrutividade dessa botnet. Trata-se da ISH Data Center, empresa com sede em Vitória, Espírito Santo, que faturou 99 milhões de reais em 2017. A ISH atende empresas em todo o Brasil e conta com operações em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Sua sede está localizada fisicamente dentro do principal anel de fibra óptica do Espírito Santo – posição que a habilita a oferecer serviços digitais a 80% do PIB do Estado.

 

Em Agosto de 2016, os experts em segurança da ISH entraram em guerra contra os hackers por trás da botnet Mirai. E venceram. “Com ajuda do serviço de segurança na nuvem F5 Silverline DDoS Protection, da F5 Networks, conseguimos bloquear o ataque, liberar a rede e entregar, aos nossos clientes, 99,8% de tráfego livre de malware”, diz Renato Jager, Diretor Técnico da ISH.

 

O serviço Silverline é baseado nos 5 SOCs (Security Operation Center) da F5 Networks, e usa a nuvem da F5 para proteger a nuvem de empresas como a ISH. Além de desviar para a infraestrutura de cloud da F5 os ataques sofridos, o produto realiza um serviço de limpeza no tráfego contaminado – o “scrubbing” – muito efetivo, capaz de identificar e eliminar até mesmo ameaças zero day. Durante o ataque à ISH, o Silverline entrou em cena desde o momento inicial.

 

Durante seis dias – entre sábado, 13 de Agosto de 2016, e quinta-feira, dia 17 – a ISH sofreu sucessivos ataques DDoS. “No primeiro momento, o Silverline conseguiu enfrentar todas essas ações”, ressalta Jager. “Mas ninguém estava preparado para o extraordinário poder de destruição da botnet Miraí: a partir de domingo, dia 14, o ataque transbordou da nossa rede e foi necessário fazer ajustes em toda a nossa infraestrutura”.

 

Ataques DDoS de 200 Gigabits por segundo

 

Diante de um volume de ataque DDoS que chegou a 200 Gigabits por segundo, foi necessário escalonar o Silverline, indo além da dimensão de serviço contratada originalmente. “Contratamos mais banda de Telecom e trocamos o roteador-base do Silverline”. A partir daí o Silverline passou a contar com banda própria de 1 Gigabit por segundo.

 

Quinta-feira, dia 18 de Agosto, foi o último dia em que a ISH foi atacada. “Nem sentimos o ataque: não fomos afetados em nada e nossos clientes também estiveram completamente protegidos”, ressalta Jager. Dois dias depois, em 20 de Agosto de 2016, a botnet Mirai entrou em ação em todo o mundo.

 

A vitória sobre os hackers aconteceu com o apoio dos profissionais da F5 Networks. “Durante os dias em que fomos atacados pelos hackers por trás da Mirai, buscamos o apoio de nossos pares no SOC da F5 Networks em Seattle”, explica Jager. Rapidamente ficou claro que o que se passava no Brasil era algo fora do normal. A partir daí, dez dos mais experimentados profissionais do SOC da F5 (time BlackBelt) passaram a acompanhar em real time o que estava acontecendo com a ISH. “Essa parceria colaborou para ganharmos rapidez e precisão no escalonamento do Silverline”.

 

A luta contra a botnet Mirai trouxe, para a ISH, um diferencial de negócios. “Ao resistir ao ataque e conseguir preservar a integridade de nosso ambiente e dos clientes, mudamos de patamar em relação à cultura de segurança digital”, aponta Jager. “A experiência pela qual passamos nos habilita a antecipar problemas e defender o ambiente do cliente de forma exemplar”. Segundo o Diretor Técnico da ISH, essa expertise em segurança é responsável, hoje, por parte expressiva do faturamento da empresa.

 

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