Indústria eletroeletrônica fecha janeiro com saldo positivo de vagas
Para Abinee, resultado reflete retomada, mas setor ainda não recuperou perdas recentes

A indústria eletroeletrônica abriu 2.709 vagas em janeiro de 2018 no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged).
Com o resultado, o número total de empregados diretos passou de 234,1 mil em dezembro de 2017 para 236 mil no primeiro mês do ano. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor abriu 2.296 novas vagas.
Humberto Barbato, presidente da Abinee, comenta que o resultado recente indica uma retomada após números negativos apresentados em novembro e dezembro, meses que historicamente apresentam queda no nível de emprego na indústria elétrica e eletrônica. "De forma geral, em 2017, o setor retomou o nível de contratações. Entretanto, ainda há muito espaço para expansão e esperamos que o desempenho de janeiro seja uma tendência para 2018", crava.
Apesar do crescimento, o setor ainda não recuperou as perdas recentes nos níveis de emprego. Em dezembro de 2014, a indústria elétrica e eletrônica empregava 294 mil trabalhadores.