Habib’s equilibra segurança com redução de custos e alta performance

Uma das maiores redes de fast-food do Brasil conta com a parceria da SonicWall para proteger e gerenciar a infraestrutura de rede, garantindo proteção e desempenho em data centers, fábricas e em mais de 450 lojas espalhadas pelo país

Há pelo menos seis anos, a área de Tecnologia da Informação do Habib’s vem passando por importantes transformações, principalmente no que diz respeito a aspectos como infraestrutura de rede e conectividade. Isso porque uma das maiores redes de fast-food genuinamente brasileira vive hoje uma ascendência dos negócios e um processo consolidado de expansão.

Nessa jornada, o Habib’s precisava superar o desafio de montar uma infraestrutura de rede robusta, conectada, segura e com baixo custo. De quebra, essa iniciativa necessitava também agir fortemente na conscientização de todos os colaboradores e altos executivos em relação à Cybersecurity.

Nascia assim o projeto liderado pelo superintendente de TI do Habib’s, Cláudio Marassi. Segundo ele, a infraestrutura de rede precisava suportar com desempenho e segurança a conexão das mais de 450 lojas espalhadas pelo Brasil e dois data centers, localizados no Rio de Janeiro e São Paulo. Tudo isso dentro de uma estrutura de custos alinhados às metas de negócio, projeto que contou com a participação da Tradasys, empresa parceira da SonicWall.

“O projeto deveria gerar retorno financeiro, se pagando a partir da redução de custos operacionais. De modo geral, a TI não é algo simples de vender para a alta direção. Há seis anos estamos nessa jornada de estabelecer uma cultura interna para processos tecnológicos em que a Segurança da Informação está embarcada desde o princípio”, explica Marassi.

Padrão de segurança

Segundo ele, o projeto andou de forma linear e dentro dos requisitos de segurança estabelecidos inicialmente. Com essa cultura de Security By Design, o Habib’s economizou toda conectividade das lojas, reduziu custos com manutenção de rede, eliminou erros contábeis e divergências de relacionamento entre operadoras de cartões e estabeleceu um padrão para essa operação.

“Reduzimos o custo mensal da loja de R$ 1.500,00 para R$ 450,00 com gestão de todos os equipamentos e link de comunicação via 4G. Isso garantiu uma conectividade mais saudável e de fácil gerenciamento. Além disso, cortamos acessos supérfluos que poderiam causar lentidões e vulnerabilidades na rede”, acrescenta o executivo.

Hoje, nenhuma loja do Habib’s é aberta sem esse padrão de segurança com segmentação total da rede nas lojas. Inclusive, a rede Wi-Fi disponibilizada para os clientes em algumas lojas é diferente da rede usada no negócio, o que torna a automação comercial mais segura.

Nos data centers, o trabalho de proteção, infraestrutura e conectividade é constante. Os firewalls de próxima geração da SonicWall fazem uma primeira barreira de proteção, ajudando também a ampliar a conexão entre os restaurantes e a matriz. “Isso nos permite mais controle, estamos sempre atentos a novas ameaças que podem surgir, fazendo com que nossa rápida ação de proteção seja mais eficaz”, explica Marassi.

Para os restaurantes, foram adotados dispositivos de segurança TZ Series (TZ SOHO e TZ 105). Na matriz e nos dois data centers, são usados o NSA 5600, além de NSA 2400 utilizados nas fábricas de insumos do Habib’s, que fecham conexão segura por meio de VPN (Virtual Private Network). “Este ano finalizamos a implementação dos firewalls SonicWall TZ Series em todos os mais de 450 restaurantes”, completa.

Futuro seguro

Hoje, smartphones, laptops e tablets, além das redes cabeadas e sem fio, que são responsáveis por prover serviços móveis nas lojas e drive-thru, contam com soluções de segurança, o que inseriu os colaboradores no contexto de cybersecurity. “Esse projeto veio antes do avanço do ransomware, o que nos ajudou no processo de conscientização das equipes. Ataques cibernéticos eram vistos como filme, mas eles estão inseridos na nossa realidade e precisamos levar essa cultura de proteção não só no ambiente profissional, mas também familiar”, alerta o superintendente.

O Habib’s conta ainda com o sandbox, que protege contra ameaças conhecidas como zero-day e violações de conformidade, assim como prevenção contra a perda de dados e criptografia de e-mail. Além disso, também são aplicadas várias técnicas de proteção em tempo real contra spoofing, spam, phishing, vírus e outras ameaças voltadas para e-mails corporativos.

Para este ano, Cláudio Marassi conta que a empresa está trabalhando em algumas frentes, como a conscientização do usuário com workshops internos explicando conceitos e cultura de cibersecurity. Segurança em checagem de e-mail para bloquear ataques de phishing. E reestruturação da indústria que fornece produtos para o Habib’s.

“A SonicWall é nossa parceira de longa data, entendendo nossa demanda e ofertando soluções com preços justos, sempre atualizadas às inovações do mercado Nesse processo de modernização segura, incluiremos ao longo de 2018 acesso Wi-Fi para mais lojas, dentro das regras do Marco Civil da Internet. Todos os projetos de inovação que fazemos no Habib’s passam pela Segurança da Informação, pois estamos sempre atentos às novas tecnologias que podem ser adotadas à medida em que crescemos cada vez mais o nosso negócio”, finaliza o executivo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Twitter Basic Square
Tags

© 2013 by Success Consulting. Proudly GlobalMask Soluções em TI

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Classic
  • Instagram ícone social

 

Comercial@globalmask.com.br

BH | RJ | SP | Maracanaú| Fortaleza | Brasilia | Goiânia | Brasil