Nível de maturidade em dados e análises ainda é baixo nas organizações

February 7, 2018

Apesar de prioritária na estratégia corporativa, companhias não encontraram caminho adequado para evolução do tema

 

 

Pesquisa mundial realizada pelo Gartner com 196 organizações mostrou que 91% das empresas ainda não alcançaram um nível “de transformação” de maturidade em dados e análises, apesar de essa área ser prioridade de investimento número para CIOs nos últimos anos.

 

O cenário preocupa, já que Nick Heudecker, vice-presidente de pesquisa da Gartner, aponta que empresas com alto nível de maturidade em transformação têm mais agilidade, integração com parceiros e fornecedores e usam de forma mais intensa suas análises. “Isso tudo se traduz em vantagem competitiva e diferenciação”, observa.

 

A pesquisa global solicitou aos entrevistados que classificassem suas organizações de acordo com cinco níveis de maturidade do Gartner para dados e análises: básico, oportunista, sistemático, diferenciador e transformacional. O resultado indicou que 60% dos entrevistados em todo o mundo se classificaram nos três níveis mais baixos.

 

A maioria dos entrevistados em todo o mundo avaliou-se no nível três (34%) ou nível quatro (31%).

 

Apenas 9% das organizações pesquisadas relataram-se no nível mais alto, nível cinco, onde se encontram os maiores benefícios de transformação.

 

Tecnologia é apenas uma parte

 

Heudecker alerta que as empresas não podem assumir que a aquisição de novas tecnologias é essencial para atingir os níveis de maturação transformacionais em dados e análises. “Primeiro, é preciso se concentrar em melhorar a forma como as pessoas e os processos são coordenados na organização e, em seguida, aprimore suas práticas com parceiros externos.”

 

Melhorar a eficiência do processo foi, de longe, o problema de negócios mais comum que as organizações procuraram abordar com dados e análises, com 54% dos entrevistados em todo o mundo elencando este entre seus três principais problemas.

 

Barreiras

 

Organizações relataram uma ampla gama de barreiras que os impedem de aumentar o uso de dados e análises. Segundo o levantamento, organizações tendem a experimentar um conjunto diferente de questões, dependendo da sua geografia e do atual nível de maturidade. No entanto, a pesquisa identificou as três barreiras mais comuns como: definição de estratégia de dados e análise; como obter valor de projetos; e resolver problemas de risco e governança.

Please reload

Posts Em Destaque

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE UM SITE INSTITUCIONAL BEM FEITO

May 28, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo