Aprendizado sobre segurança online deve iniciar aos 8 anos, revela estudo

Pesquisa global sobre comportamento online dos jovens avaliou quais os fatores que os afetam e destaca opiniões de professores e educadores que lidam diretamente com esse público

 

 

 

Além do papel fundamental de ensinar, professores e educadores também assumem a função de transmitir valores e dar dicas que ajudam a tornar as salas de aula e também a convivência em sociedade mais agradável.

 

Com olhar voltado para o Dia da Internet Segura, o Google atualizou sua pesquisa global sobre o comportamento online dos jovens e o que os afeta diariamente pelo ponto de vista de quem tem a missão de transmitir valores.

 

Nessa pesquisa, os professores nos contaram que a idade ideal para se iniciar o aprendizado de segurança online seria aos 8 anos. Além disso, destacam preocupações e temas que deveriam fazer parte desse esforço educacional, entre eles evitar golpes e phishing, como lidar com cyberbullying, checar fontes de informação e outros. Veja no infográfico abaixo:

 

 

Dicas básicas para proteger a família

 

Ações simples podem ajudar muito e oferecer mais tranquilidade na hora de se conectar à web. Além das dicas disponíveis na Central de Segurança do Google, uma checagem simples e um olhar crítico sobre sua presença on-line são bons pontos de partida:

 

– Proteja suas informações on-line: use senhas fortes e configure opções de recuperação.

 

– Sempre bloqueie a tela quando terminar de usar seu computador, laptop ou telefone.

 

– Após usar um computador público, certifique-se sempre de sair das contas nas quais você estava logado (redes sociais ou e-mail, por exemplo).

 

– Tenha cuidado extra ao usar redes wi-fi que não conhece, pois, a conexão pode ser facilmente interceptada.

 

Ferramentas para auxiliar o uso seguro da Internet:

 

– Pesquisa Google: ative filtros de conteúdo inadequado ou explícito.

 

– YouTube: ative o Modo Restrito para filtrar conteúdo adulto.

 

– Celulares e tablets Android: crie perfis restritos para controlar o acesso a determinados tipos de conteúdo.

 

Curso de Cidadania Digital e Segurança

 

O Google também oferece o Curso de Cidadania Digital e Segurança para educadores, em português, no Training Center da plataforma Google for Education. O curso é gratuito, on-line, com duração de cerca de 90 minutos e consiste em seis lições: Por que ensinar cidadania digital e segurança; Ensinar segurança e privacidade na Internet para os alunos; Segurança on-line em qualquer lugar; Pesquisar de forma inteligente; Proteção contra phishing e golpes; Gerenciar sua reputação on-line.

 

Ao final do curso é possível baixar uma apostila com sugestões de atividades que podem ser trabalhadas com os alunos e também um certificado de conclusão. O conteúdo da apostila foi desenvolvido em conjunto com o iKeepSafe, com aval da Sociedade Internacional de Tecnologia na Educação (ISTE).

 

Acreditamos que o engajamento dos professores nesses tópicos — seja na sala de aula ou no YouTube — ajudará na construção de um ambiente virtual mais positivo, fazendo com que os jovens reflitam sobre suas atitudes na Internet.

 

Please reload

Posts Em Destaque

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE UM SITE INSTITUCIONAL BEM FEITO

May 28, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo