“Telcos devem seguir os exemplos dos bancos quanto à Segurança”

Para diretor executivo de Finanças e Administração da Claro Brasil, Roberto Catalão, setor de Telecomunicações é um dos mais visados por cibercriminosos, exigindo estratégias de proteção de dados tão avançadas quanto as do setor financeiro

 

 

O setor de Telecomunicação vive um momento desafiador. Devido à transformação do comportamento dos clientes, as companhias estão deixando o modo tradicional para se transformarem em provedoras de serviços digitais. É como se posiciona a Embratel, por exemplo, que anunciou novas soluções para o mercado corporativo e a intensificou suas ofertas de TI. Porém, essa postura exige uma preocupação extra com a Segurança da Informação, já que o setor se torna ainda mais visado por ciberatacantes graças à sensibilidade dos dados que detêm.

 

Segundo Roberto Catalão, diretor executivo de Finanças e Administração da Claro Brasil (controladora da NET, Claro e Embratel), o setor está bem suportado. Como exemplo, ele cita os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. “Mesmo diante de uma grande ameaça de ataques cibernéticos e muitos outros riscos envolvidos, tudo ocorreu bem”, diz.

 

Mesmo visado, o setor de Telco está se saindo bem, segundo Catalão. “Tanto que são raros os casos de vazamento de dados”, disse. Mesmo assim, o executivo assume que não pode se acomodar e que ainda há um caminho a percorrer, pois o cibercrime evolui de maneira muito rápida. “Devemos seguir os exemplos dos Bancos”, afirmou. A vertical financeira é a preferida dos cibercriminosos, porém, a que possui um modelo de proteção mais avançado, principalmente, os brasileiros, que hoje é referência mundial.

 

Em um processo contínuo de inovação, o setor de Telecomunicações atrai clientes exigentes em busca de tecnologias e serviços que proporcionem mais desempenho, produtividade e disponibilidade. Cabe às companhias incluírem a Segurança nesse novo processo. “A Segurança da Informação deve ser inerente às evoluções tecnológicas”, finaliza Catalão.

Please reload

Posts Em Destaque

Confira as tendências para os próximos anos no Marketing Digital;

August 3, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Twitter Basic Square
Tags