Operadoras recebem nota baixa de usuários em nova pesquisa da Proteste

June 28, 2017

Estabilidade de conexão de dados foi o item com pior pontuação em levantamento com mais de 1 mil consumidores. Associação também avaliou preços de planos.

 

 

A Proteste realizou neste mês um estudo sobre os planos oferecidos pelas principais operadoras do Brasil. Com objetivo de indicar as melhores opções para os consumidores, a Associação realizou duas pesquisas: uma de preços e outra de satisfação.

 

A primeira analisou os valores de planos pré-pagos, pós-pagos e controle de 6 operadoras em RJ e SP: Claro, Nextel, Oi, Porto Conecta, Tim e Vivo, enquanto que o levantamento sobre satisfação levou em conta as mesmas operadoras, com exceção da Porto Conecta.

 

Preços

 

Para abranger os diferentes tipos de consumidores, a Proteste dividiu os planos em três categorias: Pouco Conectado, com 1 linha com 100 minutos locais por mês e pelo menos 2GB de dados; Conectado, com 1 linha com 200 minutos locais por mês e pelo menos 5GB de dados; e Super Conectado, com 1 linha com 300 minutos locais por mês e pelo menos 8GB de Internet. 

 

Por 40 reais ao mês, o plano Controle 2GB, da Claro, foi apontado como a opção mais barata na categoria Pouco Conectado nas duas cidades – no RJ, ele ganha a companhia do Vivo Controle Giga 2GB, que custa o mesmo. O mais caro, por sua vez, é o pós-pago P com 2GB, da Nextel, que sai por 70 reais mensais.

 

Apesar disso, a Nextel oferece os planos mais baratos nas categorias Conectado e Super Conectado, com os planos pós-pago M, com 5GB e 100 minutos, por 90 reais ao mês, e G, com 10GB e 500 minutos, por 160 reais mensais, respectivamente.

 

Por outro lado, a Vivo foi apontada pela Proteste como dona dos planos mais caros nessas mesmas categorias. No segmento Conectado, a operadora oferece um plano pós-pago, com 6GB e 300 minutos, que sai por 140 reais mensais no RJ e 200 reais mensais em SP. Já na categoria Super Conectado, a Vivo tem apenas um Plano Família, com 8GB, mas que pode ser usado por apenas uma pessoa (pelo mesmo preço): 250 reais mensais no RJ e 370 reais mensais em SP. 

 

Satisfação

 

Por meio de um total de 1.343 entrevistas, a pesquisa da Associação de Consumidores também montou um índice de satisfação dos usuários com os serviços das empresas.

 

A Nextel obteve a maior nota geral entre as operadoras, ficando com 57 pontos (de um total de 100) na avaliação final. Por outro lado, a Oi teve a menor nota de satisfação entre os consumidores, com 47 pontos. 

 

De forma não surpreendente, o item que apresentou menor satisfação entre os usuários das operadoras foi a estabilidade da conexão de dados, média de 47.8 pontos entre todas as empresas, menos da metade total de 100 pontos possíveis.

Please reload

Posts Em Destaque

LGPD: Como podemos ajudar sua Empresa?

February 21, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo