Como manter o anonimato e a sua privacidade ao navegar na web.

Separamos algumas dicas para quem quer navegar na web sem deixar rastros, impedindo que bisbilhoteiros vejam o que você acessa na rede.

Quando você acessa sites na web, quase sempre deixa alguns rastros que podem ser encontrados por bisbilhoteiros, seja ao mexer no seu computador, ou ao examinar o tráfego da sua rede. Separamos algumas dicas rápidas para quem não quer deixar nenhuma pista das atividades feitas na frente de um computador.

Use o modo anônimo dos navegadores

O modo anônimo não esconde completamente a sua presença, mas ajuda bastante. A principal função dele é não deixar registros dos sites que você acessou ou fez login. É muito bom para garantir seu anonimato no seu próprio computador: é um passo importante para quem quer ficar "invisível" na internet.

Use VPN

Um programa de VPN - Virtual Private Network - é o segundo passo para se manter anônimo na web. Com ele, todos os seus passos dentro da web ficam mais seguros: é difícil para alguém conseguir traçar o que você fez e chegar até o seu computador. Nem mesmo a sua operadora de internet consegue rastrear o que você faz.

Existem diversas opções diferentes de VPNs para usar, tanto pagas quanto gratuitas. Para quem costuma navegar na web de redes Wi-Fi públicas - em cafés, por exemplo - o uso de uma VPN é ainda mais importante, garantindo que ninguém que consiga bisbilhotar o tráfego dessa rede saiba o que você está fazendo.

Use o HTTPS Everywhere

Criado pela Electronic Frontier Foundation, essa extensão para Chrome, Opera e Firefox criptografa todas as suas comunicações com sites, mesmo que eles não usem o protocolo HTTPS.

Use o navegador Tor

Bastante conhecido pelos entusiastas da privacidade, o navegador Tor promete acesso completamente anônimo e seguro à web ao esconder seu IP. Há uma perda na velocidade de carregamento dos sites, é verdade, mas é um pequeno preço a se pagar pela privacidade.

Experimente novos serviços de e-mail e busca

Quando você faz uma busca no Google, o Google guarda essas informações para exibir anúncios que podem ser relevantes para você. É por isso que, depois de buscar por colchões, por exemplo, você começa a ver anúncios de colchões por toda a web. Usanddo um buscador alternativo - o DuckDuckGo - você não precisa mais passar por isso, já que ele não vai guardar nenhuma informação do seu acesso.

Ainda existem serviços de e-mail que prometem anonimato completo, como o ProtonMail, com acesso tanto pela web quanto por smartphones e criptografia para todos os e-mails enviados e recebidos sem exigir muito esforço do usuário.

Posts Em Destaque
Posts Recentes