Cofundador do Google, Sergey Brin trabalha em dirigível nas instalações da NASA.

Projeto de veículo aéreo de grande porte é liderado por ex-diretor do Centro de Pesquisas da NASA, reportou Bloomberg citando fontes próximas.

O cofundador do Google, Sergey Brin, está trabalhando em um projeto secreto para um dirigível. Segundo reportagem da Bloomberg, Brin está construindo um veículo aéreo de grande porte nas dependências do Hangar 2 do Centro de Pesquisas da NASA.

Fontes ouvidas pelo jornal afirmam que o projeto se parece com um zeppelin, porém se recusaram a elaborar mais detalhes sobre a aeronave. Entretanto, afirmaram que não se trata de um projeto da Alphabet (que detém o Google), o que indica que seria um trabalho de uma startup independente financiada por Brin ou mesmo um projeto pessoal do executivo.

A Bloomberg também reporta que o ex-diretor do Ames da NASA, Alan Weston, que está liderando tal projeto. Weston, entretanto, não respondeu a pedidos de comentário e Brin informou que "não tinha nada a dizer sobre o assunto neste momento".

Em 2013, em uma entrevista a rádio, Weston falou sobre desenhar um protótipo de aeronave que envolvia grandes sacos de ar que poderiam alterar a flutuabilidade de uma embarcação.

Pode parecer que a ideia de criar um dirigível em uma época onde companhias estão concentrando esforços em carros e táxis voadores, drones para transporte individual, seja um tanto datada. Mas um veículo aéreo como um zeppelin consegue carregar um grande volume de carga - e pessoas - de forma muito mais econômica e eficiente que aviões e transportes terrestres.

Entretanto, dirigíveis não foram tão perseguidos por companhias devido a obstáculos de engenharia e custos. Talvez, um nome como o de Sergey Brin em um projeto desse porte poderia mudar a direção de um novo meio de transporte possível.

Vale lembrar que ainda nesta semana, o colega e cofundador do Google, Larry Page, apresentou o primeiro protótipo para um veículo aéreo de transporte individual, o Kitty Hawk Flyer. Segundo o site do projeto, o veículo é exclusivamente elétrico e pode ser pilotado por qualquer pessoa, incluindo aqueles que não têm nenhuma habilitação (ou habilidade) para voar um modelo que tenha hélices ao invés de rodas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes