Por que alguns laptops Lenovo não permitem a instalação do Linux?

Após suspeitas de que problema seria causado por Microsoft ou Lenovo, especialistas agora culpam Intel.

Por que o Linux não pode ser instalado em alguns laptops novos da Lenovo? A descoberta desse problema causou muito barulho nas últimas semanas. Mas, ao contrário das especulações iniciais, não é a Microsoft que está forçando a Lenovo a bloquear a instalação do Linux em seus notebooks. É a Intel que não está fazendo seu hardware moderno compatível com o Linux.

A razão para o Linux não instalar em alguns laptops da Lenovo é técnica. Como a Lenovo explicou, “Para melhorar o desempenho do sistema, a Lenovo está liderando uma tendência no mercado de adotar RAID nos SDDs em determinadas configurações... Os modelos não suportados dependerão dos responsáveis pelo Linux liberarem novos kernel e drivers para suportar recursos como RAID em SSD”.

Aqui está o problema: o Linux não possui suporte para SSDs no modo RAID (Intel RST). O Linux consegue ver o drive no modo AHCI (Advanced Host Controller Interface). No entanto, determinados laptops da Lenovo não permitem que o modo seja alterado na BIOS. Você pode fazer o boot do Linux a partir de um pendrive, mas não instalá-lo no SSD do notebook.

Como explicado pela Lenovo, os desenvolvedores Linux precisam tornar o kernel do sistema compatível com esse novo recurso. Apenas aí o Linux vai funcionar com o Lenovo Yoga 900 e outros laptops que exigem esse recurso.

A verdadeira pergunta é: por que a BIOS da Lenovo não te permite desabilitar o modo RAID e usar o modo AHCI, compatível com o Linux, em determinados laptops, como você pode fazer na maioria dos notebooks. Como afirma o desenvolvedor de Linux Matthew Garret, a Intel é a provável culpada.

“Por que a Lenovo faria isso? Não sei com certeza, mas está potencialmente relacionado a algo que escrevi antes – o hardware recente da Intel precisa de uma configuração especial para um bom gerenciamento de energia. O driver de armazenamento que a Microsoft libera com o sistema não faz essa configuração. O driver fornecido pela Intel faz. O modo RAID evita que o driver da Microsoft entre em ação e força o consumidor a usar o driver da Intel, o que significa que eles recebem a configuração de gerenciamento de energia correta, a duração da bateria melhora e a máquina não derrete.”

Ao contrário do que algumas pessoas suspeitaram, o problema não acontece por causa do programa Signature PC, da Microsoft. Também existem preocupação válidas de que o Secure Boot poderia eventualmente bloquear a instalação do Linux, mas isso ainda não está acontecendo. O fato é que a Intel não está ajudando os desenvolvedores Linux como deveria.

“O problema real aqui é que a Intel faz muito pouco para assegurar que sistemas gratuitos funcionem bem em seu hardware para o consumidor final – ainda não temos nenhuma informação da Intel sobre como configurar sistemas para assegurar um bom gerenciamento de energia, nem suporte para aparelhos de armazenamento no modo RAID e nenhuma indicação de que isso vai melhorar no futuro. Se a Intel tivesse fornecido esse suporte, esse problema nunca teria acontecido. Em vez de ficarmos bravos com a Lenovo, vamos pressionar a Intel para fornecer suporte para o hardware deles”, afirma Garret.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Twitter Basic Square
Tags

© 2013 by Success Consulting. Proudly GlobalMask Soluções em TI

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Classic
  • Instagram ícone social

 

Comercial@globalmask.com.br

BH | RJ | SP | Maracanaú| Fortaleza | Brasilia | Goiânia | Brasil