Nova memória GDDR6 pode chegar a GPUs em 2018.


Estimativa feita pela Samsung, no entanto, pode ser um pouco otimista já que novas memórias gráficas costumam levar bastante tempo para chegar ao mercado.

A realidade virtual e os games estão mudando a maneira como os PCs são construídos e impulsionando o desenvolvimento de novos tipos de memória para GPUs.

Um sucessor para a memória GDDR5 usada na maioria das GPUs - chamada de GDDR6 - estará a caminho em 2018, segundo uma apresentação do executivo da Samsung, Jin Kim, durante a conferência Hot Chips nesta semana.

A GDDR6 será mais rápida e contará com uso de energia mais eficiente de energia, fornecendo saída de cerca de 14Gbps, uma melhoria em relação aos 10Gbps da GDDR5.

Apesar de a Samsung ter falado que a GDDR6 chegará em 2018, novas memórias gráficas costumam levar bastante tempo para chegar ao mercado. Por isso, essa estimativa pode ser um pouco otimista e agressiva. As GPUs precisarão ser desenvolvidas para a nova memória, e os componentes precisarão ser validados e testados, processos que levam tempo.

Aplicações como realidade virtual e games estão colocando uma carga pesada nas GPUs, sob pressão para entregar os melhores gráficos. Aparelhos de realidade virtual como Oculus Rift e o HTC Vive funcionam apenas com GPUs premium. A GDDR6 ajudará as GPUs a entregarem um desempenho mais rápido enquanto utiliza menos energia.

A necessidade de um melhor desempenho já está mudando as GPUs. Novos tipos de memória como HBM (High-Bandwidth Memory) e GDDR5X, que oferecem largura de banda mais rápida, já estão sendo usados em novas GPUs da AMD e Nvidia.

As GPUs com HBM e outras novas memórias ainda estão com preços altos. Mas a GDDR6 - como a GDDR5 - poderia ser usada em GPUs de preços baixos. Também será mais fácil para as GPUs fazer a transição da GDDR5 para GDDR6 ou GDDR5X do que HBM, o que redefine o subsistema da memória.

Está claro que a Samsung está colocando seu peso por trás da GDDR6, enquanto que a rival Micron está apoiando GDDR5X. A GPU GeForce GTX1080, da Nvidia, possui memória GDDR5X. A Samsung também apoia a HBM.

Posts Em Destaque
Posts Recentes