AWS, Microsoft, IBM e Google concentram 55% do mercado global de cloud


Segundo um estudo da Synergy Research Group, mais da metade do mercado está nas mãos de quatro gigantes norte-americanos de tecnologia.

Diversas companhias lutam por um pedaço do mercado global de infraestrutura cloud. Segundo um estudo da Synergy Research Group, mais da metade desse mercado está, contudo, concentrado nas mãos de quatro gigantes norte-americanos de tecnologia.

A Amazon Web Services, sozinha, detém quase um terço (31%) de market share, seguida por Microsoft (11%), IBM (8%) e Google (5%). Vale ressaltar que o levantamento considera tanto negócios de IaaS (Infrastructure as a service) quanto plataforma como serviços (PaaS) e serviços de nuvem privadas.

“O que diferencia a AWS de seus concorrentes? A presença global, a musculatura dos investimentos em marketing, a habilidade de financiar altos investimentos em data center e, em muitos casos, a determinação de vencer”, lista John Dinsdale, analista da consultoria.

Além da posição de dianteira, os quatro líderes de mercado vêm conseguindo uma expansão acelerada em suas receitas, o que amplia ainda mais sua posição de liderança frente ao restante dos competidores, que traz nomes como Alibaba, Fujistsu, NTT, BT e Orange.

A Synergy calcula que o mercado global de serviços de infraestrutura em nuvem movimentam cerca de US$ 28 bilhões, sendo que grande parte desse montante concentra-se na América do Norte (o que, de certa forma, justifica o fato de os líderes serem empresas de origem norte-americana).

Posts Em Destaque
Posts Recentes