Imperativos estratégicos da IBM já geram 38% da receita da companhia.

IBM anunciou o resultado do segundo trimestre fiscal de 2016 com queda na receita e lucro. Ganhos por ação batem expectativa do mercado.

Embora suas iniciativas de cloud, computação cognitiva e analytics estejam ganhando corpo junto aos clientes e já representem 38% da receita total anual da empresa, a IBM ainda continua amargando queda na receita, pelo 17o trimestre consecutivo. Nesta segunda-feira (18/07), a Big Blue anunciou os resultados financeiros do segundo trimestre fiscal de 2016 reportando queda de 2,8% na receita do período, comparada com o mesmo trimestre de 2015.

A receita total foi de US$ 20,24 bilhões, contra US$ 20,81 bilhões um ano atrás. O lucro da IBM foi de US$ 2,5 bilhões, ou ganhos de US$ 2,95 por ação (excluídos os descontos), contra lucro de US$ 3,45 bilhões e ganhos de US$ 3,5 por ação em 2016.

A queda no entanto foi menor do que esperavam os analistas financeiros, que projetavam ganhos por ação de US$ 2,89. A resposta do mercado foi positiva: as ações da IBM subiram 2,6% após o fechamento do pregão, atingindo preço de US$ 164 por ação.

Na lista das áreas que tiveram maior queda de receita estão sistemas, com redução de 23% no trimestre, atingindo receita de US$ 2 bilhões, e a divisão de negócios de mainframes z Systems, que caiu 40% no período. Nesse trimestre, a IBM comprou a EZSource para ajudar os desenvolvedores a agilizar a atualização de aplicações de mainframe. A divisão de Global Business Services, que inclui consultoria, serviços globais e gestão de aplicações teve receita de US$ 4,3 bilhões, que é 3% menor que a do trimestre passado.

Imperativos estratégicos

A centenária empresa global de computadores continua sua jornada, sob o comando da CEO Virginia Rometty, de transição da antiga estrutura de computação do mercado para as novas plataformas computacionais, com foco especial em nuvem e em computação cognitiva, que permitam retomar o crescimento da receita.

Mas o caminho é complicado e desde janeiro de 2012 Virgínia Rometty vem administrando a queda da receita com cortes de funcionários, venda de ativos que já não representam valor para a estratégia e compra de empresas que agregam valor ao conjunto.

Para impulsionar o que Ginni Rometty chama de "imperativos estratégicos" - cloud, analytics, segurança, social e mobile - a IBM fez 25 aquisições nos últimos 18 meses, sendo que 11 aconteceram este ano, envolvendo companhias de analytics, segurança e cloud.

US$ 40 bi até 2018

Na call com analistas de mercado a empresa afirma que o investimento está trazendo receita. No trimestre, os novos negócios cresceram 12% comparados ao ano anterior, representando receita de US$ 8,3 bilhões, e nos últimos 12 meses somaram vendas de US$ 30,7 bilhões e já representam, segundo o VP e CFO da IBM, Martin Schroeter, 38% da receita da companhia.

Segundo Schroeter, o ritmo de crescimento orgânico da área de imperativos estratégicos da IBM aponta que ela vai atingir a meta de ter receita de US$ 40 bilhões, ou 40% da receita total da companhia, até 2018 sem precisar de muito esforço.

A receita de cloud (pública, privada e híbrida), segundo a IBM, aumentou 30% no segundo trimestre de 2016 e soma US$ 11,6 bilhões nos últimos 12 meses. A área de analytics cresceu 4% as vendas, os negócios com segurança tiveram crescimento de 18% e a receita com mobile aumentou 43% durante o período.

Representada pela figura do supercomputador Watson, a plataforma de computação cognitiva da IBM ganhou mais aderência no mercado. Segundo a IBM, o número de desenvolvedores que trabalha com a plataforma quadruplicou no trimestres comparado com um ano atrás. Na área de cloud, a IBM informou ter fechado acordos com clientes grandes globais como Pratt & Whitney,

Halliburton Co. e Kaiser Permanente.

* Com reportagem de John Ribeiro, IDG News Service

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Twitter Basic Square
Tags

© 2013 by Success Consulting. Proudly GlobalMask Soluções em TI

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Classic
  • Instagram ícone social

 

Comercial@globalmask.com.br

BH | RJ | SP | Maracanaú| Fortaleza | Brasilia | Goiânia | Brasil