Internautas caem em golpe e compram ingressos falsos para Olimpíadas.

Criminosos têm se aproveitado dos jogos olímpicos e surtos do Zika vírus para aplicar golpes e roubar dinheiro de usuários.

Com a iminência das Olimpíadas e turistas preocupados com surtos do Zika vírus, golpistas estão se aproveitando para criar sites e aplicativos falsos para roubar dinheiro ou infectar usuários com malware.

Há, inclusive, sites que dizem vender ingressos, mas que nunca te entregarão nenhum deles, alertou James Pledger, analista de segurança na RisklQ.

No entanto, algumas vezes é bem fácil identificar os serviços falsos.

Segundo o analista, é comum que anúncios estejam mal escritos ou serviços que dizem apenas aceitar pagamentos em moedas digitais ou transferências. Outros indicadores incluem, claro, reclamações de outras vítimas e o curto tempo que um site se encontra disponível.

Pegue o exemplo do Tickets4SummerGames. O site já foi retirado do ar, mas sua página no Facebook ainda está disponível.

A partir dos screenshots, imagens e posts, a página parece legítima a primeira vista. Mas ao olhar atentamente, o texto não é nada profissional e há comentários de clientes dizendo que nunca receberam seus ingressos e solicitam seu dinheiro de volta.

Analistas da Kaspersky Labs dizem que a companhia de anti-vírus está constantemente bloqueando dúzias de novos domínios registrados para sites falsos que vendem ingressos.

Uma tática dos criminosos é pedir informações de cartão de crédito e usá-las para roubar dinheiro das contas de usuários. Eles dizem que o pagamento foi recebido e que os ingressos serão enviados em duas ou três semanas antes do evento.

“Quando eles perceberem que não vão receber os ingressos que compraram será muito tarde para comprar os ingressos de verdade. Especialmente se não houver mais nenhum dinheiro nas contas deles”, explicam a analista Tatyana Shcherbakova e Andrey Kostin em seu relatório.

Da última vez, sites falsos prometendo ingressos para eventos já esgotados nos Jogos de Beijing conseguiram roubar dezenas de milhares de dólares de pessoas.

Compradores devem estar, sempre, atentos e checar a lista oficial de sites que revendem ingressos para os jogos antes de enviar qualquer quantia de dinheiro. E isso vale para qualquer espécie de evento, incluindo festivais de música, shows e outros eventos culturais e esportivos.

Aplicativos móveis que prometem entregar notícias e informações relacionadas as Olimpíadas, ou atualizações sobre o Zika vírus, mostram pouca utilidade depois de instalados. Além de instalarem malware no seu aparelho.

No caso de aplicativos, é sempre bom notar a avaliação de outros usuários e avaliar se o aplicativo exige permissões que não fazem sentido.

As permissões dos apps são sua primeira linha de defesa contra malware. Cada vez que você instala um app, vê uma lista com todos os recursos de seu smartphone que o app precisa acessar. A maioria das pessoas simplesmente ignora esta lista e clica em Aceitar para continuar a instalação, mas às vezes vale a pena prestar atenção e ver se aquele novo aplicativo não está tentando acessar recursos que podem lhe custar dinheiro (como a realizção de chamadas ou envio de SMS).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Twitter Basic Square
Tags

© 2013 by Success Consulting. Proudly GlobalMask Soluções em TI

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Classic
  • Instagram ícone social

 

Comercial@globalmask.com.br

BH | RJ | SP | Maracanaú| Fortaleza | Brasilia | Goiânia | Brasil