NASA faz história ao colocar sonda Juno na órbita de Júpiter

July 5, 2016

Agência espacial americana informou que a sonda espacial funciona normalmente e já começou a transmitir sinais para a Terra.

 

Após uma longa viagem de cinco anos e 716 milhões de quilômetros, a sonda norte-americana Juno conseguiu entrar na órbita de Júpiter com sucesso. A NASA informou na madrugada desta terça-feira (05) que o veículo funciona normalmente e já começou a transmitir sinais para a Terra.

 

Lançada em agosto de 2011, a sonda tem como missão coletar dados e materiais da atmosfera de Júpiter, análises essas que contribuirão para a compreensão do Sistema Solar e a vida como conhecemos na Terra. 

 

A missão é um marco na história da exploração espacial, além do nível de sua complexidade, é a primeira vez que Júpiter será visto abaixo da cobertura densa de suas nuvens. Nenhuma outra sonda chegou tão perto de sua superfície até então. Trata-se também da primeira missão que levou uma nave movida a energia solar comandada a partir da Terra.

 

"A sonda acaba de se voltar para o Sol, as antenas estão viradas para a Terra e começamos a receber sinais de alta precisão. Em princípio, vemos que a sonda está em ordem e ficamos muito satisfeitos com isso", disse um representante da missão da NASA.

 

A Juno está girando em volta do planeta a uma distância de 5 mil km. Ela dará 33 voltas ao redor do gigante planeta gasoso durante um ano.

 

Agora, cientistas da NASA deverão analisar todos os dados obtidos e estudar como funciona o motor da nave espacial durante a sua permanência em órbita.

 

Dentro de alguns dias, os instrumentos de pesquisa da sonda começarão a funcionar. A NASA anunciou que os dados mais importantes serão recebidos quando a sonda tiver sua aproximação máxima ao planeta, que acontecerá em 27 de agosto.

 

A Nasa destacou o êxito da missão Juno e declarou que "Júpiter está conquistado".

 

Please reload

Posts Em Destaque

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE UM SITE INSTITUCIONAL BEM FEITO

May 28, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo